Pular para o conteúdo

Heróis de Electrum – Um Ótimo Sistema para Super Heróis + Fichas Prontas

by em 26/07/2020

Ultimamente tenho tido pouco tempo. E, como tempo é dinheiro, também tenho tido pouco dinheiro. Por isso tenho preferido sistemas e cenários mais enxutos. E uma das coisas que tem saído muito são os RPGs de panfleto. Uma folha sulfite frente e verso e você tem todas as regras necessárias. Resolvi experimentar o Heróis de Electrum, que é um desses panfletos. No começo fiquei com o pé atrás. Mas narrei e fluiu muito, mas muito bem. Chega aí que eu te conto.

O JOGO

Heróis de Electrum é um jogo panfleto de Gilberto “Joka” Olimpio e é um sistema muito simples. Cinco atributos (Potência, Influência, Precisão, Defesa e Razão), você distribui os bônus (+3, +2, +1, +1 e +0) e escolhe de 3 a 4 poderes. Pronto. Seu personagem está pronto. Os testes são feitos jogando 2d6 e somando o resultado ao seu atributo. Se der 9 ou mais, você foi bem sucedido. E é isso. Muito simples. O jogo tem uma pegada narrativista, as ações são (i)limitadas a criatividade dos jogadores, o que emula muito bem uma história em quadrinhos.

Alguns links úteis sobre o sistema:

E, além de tudo, o jogo está no Dungeonist no esquema Pague o Quanto Quiser. Você pode baixá-lo de graça ou pagar o que quiser/puder. Eu mesmo baixei-o de graça, para experimentar. Depois que vi que me agradou, vou comprar de novo, dessa vez pagando, para incentivar o autor. Vai que rola algum suplemento.

Eu narrei uma aventura para alguns amigos no Universo Cinematográfico Marvel e rolou tranquilamente. Além das regras do panfleto do jogo, usei também algumas regras extras, criadas pelo parceiro Dennys Douglas. Depois eu conto sobre as regras e sobre a sessão.

MAS E AÍ?

Sistema simples. Narrativista. Barato/gratuito. Recomendadíssimo! Aliás, aproveito para indicar a página do Mundos Colidem no Dungeonist, que tem muito material gratuito/pague o quanto quiser. A maioria nesse formato (que eu adoro) de panfletos. Tem temática de caçadores de monstros, estilo lenda de Zelda, invasão alienígena, ida ao supermercado em tempos de pandemia (!!!), ficção científica, estilo Stranger Things, afrofuturismo e mais um monte de coisa. Além, é claro, do site deles.

FICHAS PRONTAS

Gostei tanto do sistema que acabei fazendo algumas fichas prontas. São dos heróis da Força Tarefa da Marvel (Force Works) que teve uma mini série em 3 edições publicadas no começo desse ano. Clique na imagem para baixá-las.

– 1.000tão

From → Uncategorized

3 Comentários
  1. Dennys Lyra permalink

    Boa véi!
    HdE realmente foi uma grata surpresa quando o conheci. Acho que além de ser ótimo jogo de entrada, para quem não tem muita noção ou mesmo tempo, é extremamente hackeável, o que te faz pensar até onde dá pra chegar com ele.

  2. Olá! Fico feliz demais em ver o Herois de Electrum tenha agradado e principalmente, que esteja sendo jogado! Em breve trarei mais novidades e fico no aguardo para ver sua aventura pronta. Abraços!

Trackbacks & Pingbacks

  1. Poder Absoluto, Responsabilidade Absoluta! — Mundos Colidem

Deixe um comentário