Pular para o conteúdo

Entrevista com Franz Andrade

by em 16/04/2022

A autora de livros de RPG Franz Andrade lançou um financiamento coletivo para o seu novo livro, Magnólia, um romance vampírico. Faltam apenas 4 dias para o financiamento terminar e a autora me concedeu uma entrevista falando do projeto. Confira o bate papo e depois apoie o projeto no catarse!

Conhecida por ser autora da aventura Relíquia do Vale do Trovão e coautora do suplemento Senhores da Guerra: Vikings, ambos para Old Dragon, pela Buró Editora, a Franz agora lança seu romance vampírico intitulado Magnólia no catarse. Segue a sinopse:

Magnólia é a história de uma vampira trans, a Charlie, nascida na Blue Jasmim, uma das inúmeras fazendas de algodoeiros de Augusta, numa Louisiana francesa do começo do século XIX. Contando não só sobre sua gênese de sangue, mas também sobre preconceito de gênero e cor.

A Franz foi acometida por uma mielite que deixou algumas sequelas, e todo o valor arrecadado será destinado a ela para seu tratamento. Pensando na reta final do projeto (que se encerra no dia 20 de abril), fiz algumas perguntas para ela para saber um pouquinho mais da obra.

UTQ: Franz, falando de RPG, que gêneros e sistemas você mais gosta de jogar?

FRANZ: Ultimamente, antes da doença, curtia muito D&D Classic, Lobisomem: O Apocalipse e 3D&T Alpha, que considero muito divertido. Espero muito poder voltar a narrar e jogar.

UTQ: Seu livro que está em Financiamento Coletivo, Magnólia, é uma história sobre vampiros. Quais foram as suas principais influências para escrever essa história?

FRANZ: Nossa, foram muitas! Mas vou me ater às principais. A Eterna Rainha do Gótico, Anne Rice é, com certeza, a minha primeira influência. Xodó até hoje! Aí vem Kizzy Ysatis, autor do maravilhoso Clube dos Imortais, Sheridan Le Fanu, autor de Carmilla e, por último, John Ajvide Lindqvist, um autor sueco que me deixa de queixo caído a cada texto que leio dele. Para além da literatura de prosa, posso afirmar que poesia me influencia muito também, principalmente a de Florbela Espanca. Mas, como disse antes, são muitas e muitas mais as minhas influências literárias. Principalmente conversas com pessoas idosas. Foi delas que extraí a melhor e mais avassaladora sensação de perda e saudade.

UTQ: O que tanto você colocou de você na história?

FRANZ: Tudo! Magnólia é muito pessoal. Foi com esse texto que me percebi uma pessoa trans. É estranho, eu sei. Mas antes de Magnólia escrevia contos sobre sexualidade e sobre um desejo sem nome. Algo que me escapava por simplesmente não ter acesso à informação. Foi aí que decidi escrever um conto sobre uma vampira que havia nascido não com esse desejo de entender sobre si, mas sim com a convicção de saber sobre si! Foi aí que uma amiga minha, ao ler o texto, me disse, “nossa, que show, você está escrevendo sobre uma vampira trans?”. Aí veio o bum na cabeça, rs. A partir daí fui pesquisar sobre transgeneridade. Me encontrei.

UTQ: Depois de Magnólia, o que você gostaria de escrever, pensando em literatura e RPG? Você tem algum projeto em andamento?

FRANZ: Tenho muitos contos no universo de Magnólia. Espero muito poder lançá-los. Talvez na Amazon. É uma plataforma bem acessível. Já sobre RPG, quero me dedicar às aventuras. Curto muito criar aventuras. Escrevi recentemente dois bestiários. Mas, diferente do bestiário comum, que são estatísticas dos monstros e um texto simples, esses dois bestiários foram escritos todo em prosa. Com direito a arco de personagens e tudo. Foi para um projeto que, no momento, estamos chamando de A Conspiração Panda! Isso mesmo, nós! Somos um grupo com mais de 20 livros já escritos! Infelizmente fiquei doente, mas estava escrevendo uma mega aventura para o projeto. Espero muito podemos lançar esses livros.

UTQ: Por favor, deixe seu recado para o público, Franz.

FRANZ: Peço a quem puder e quiser que participe do financiamento. O arrecadamento será usado para financiar meu tratamento pós mielite: fisioterapia e remédios. A mielite me deixou com sequelas permanentes e com outras que podem ser tratadas, mas que podem também se tornar permanentes se eu não correr com o tratamento, como a bexiga paralisada. Se tudo der certo poderei ter conforto suficiente para poder voltar a escrever e à sociabilidade. A quem puder ajudar, meu coração!

—————————

Depois desse bate papo gostoso, convido você a conhecer o financiamento do livro da Franz, Magnólia, no Catarse. Nós do Uma Taverna Qualquer desejamos o maior sucesso no financiamento e melhoras para a Franz! Que tudo dê certo!

https://www.catarse.me/livro_magnolia

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário